sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Segundo livro da série Sentinela da Manhã é lançamento da Editora RCCBRASIL

Há aproximadamente quatro anos, a juventude da RCC vem sendo chamada a ser Sentinela da Manhã. Esse título surgiu a partir dos escritos do Beato João Paulo I, para a juventude do mundo.
Dentro desse contexto e pensando em preparar os jovens da RCC para o Jubileu de Ouro do Movimento, em 2017, a Editora RCCBRASIL lançou uma série de cinco livros intitulados Sentinelas da Manhã.
Em 2010, foi lançado o primeiro livro, “Sentinelas da Manhã: Um tempo novo para a juventude”. Agora, em 2012, a segunda obra foi lançada, assim como a primeira ela é de autoria de Fernando dos Santos Gomes, coordenador estadual do Ministério Jovem de São Paulo, e é intitulada “Sentinelas da Manhã: Um caminho de discipulado”.
O livro trabalha em seu conteúdo o que a Igreja tem falado acerca do caminho a ser traçado como discípulo missionário, como propõe o Documento de Aparecida. O objetivo da obra é fazer que a proposta do Beato João Paulo II permaneça cheia de atualidade e viva em meio aos cristãos.
A série Sentinelas da Manhã é importante para a vida dos jovens carismáticos para que “ a juventude sentinela possa enxergar a proposta deixada pelo saudoso Papa, ser Sentinela da Manhã”, disse Ruy Lima, membro do Núcleo Nacional do Ministério Jovem.
O Sentinelas da Manhã II tem uma metodologia que favorece sua aplicação em palestras e em encontros, o diferencial desta edição é que ele apresenta uma linguagem um pouco mais abrangente.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

RCC da Diocese de Camaçari (BA) promove final de semana missionário


Respondendo ao mandato de Jesus de “ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura” (Cf. Mc 16,15) a Renovação Carismática Católica da Diocese de Camaçari (BA) realiza nos dias 18 e 19 de agosto, a primeira Missão Nossa Senhora de Loreto, no bairro rural Colônia Boa União em Camaçari.

Essa localidade foi confiada pelo Bispo Diocesano, Dom João Carlos Petrini, ao movimento carismático, a fim que esse ficasse responsável pela evangelização e catequese dos moradores locais.

O evento começa na sexta-feira (17), com momentos de oração e revisão formativa sobre o “Querigma”, para todos os membros da comissão de missão dos grupos de oração da diocese.

No sábado (18), os missionários levantam cedo para participar da Santa Missa, que começa às 7h, em seguida viverão momentos de louvor, oração e orientação missionária para depois saírem de casa em casa, anunciando o evangelho e falando do amor de Deus para as pessoas.

À tarde, eles se reúnem mais uma vez na capela do bairro para mais momentos de espiritualidade e organização da “Noite Carismática”, que começa a partir das 19h30, momento onde as famílias evangelizadas serão convidadas a participarem. No domingo (19), a celebração eucarística será às 8h, seguida de momentos de louvor, pregação sobre o tema: “A Alegria de ser Igreja”, adoração ao Santíssimo Sacramento, grupo de oração e testemunhos.

Para Luis Eduardo Goes, Presidente do Conselho Diocesano da RCC, o objetivo da missão “é revitalizar a fé católica na comunidade local através do anúncio querigmático da Palavra de Deus, para todos indistintamente, em momentos comunitários e fraternos, que terão o seu ápice na celebração do Santo Sacrifício do Senhor. O foco é integrar os católicos já existentes e abrir portas para todos aqueles que, tocados pela Palavra de Deus, desejarem se unir ao Corpo de Cristo”.  

sábado, 11 de agosto de 2012

“Somos chamados a santidade”


Acontece no dia 26 de agosto, na Paróquia de São Miguel de Cotegipe em Simões Filho (BA), mais uma edição da Escola Permanente de Formação da RCC Diocese de Camaçari (BA).



O encontro que começa às 8h e vai até as 16h é direcionado para todos os membros dos grupos de oração da diocese. Será um dia de oração, vivência fraterna e formação da segunda parte da quinta apostila do módulo básico da RCC Brasil: Santidade.

Mais informações: Marineide ( 9605-0137)

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Formação para comunicadores da Bahia


Aconteceu no domingo, 5 de agosto, na Paróquia de São Miguel de Cotegipe, em Simões Filho (BA) o primeiro encontro de comunicação direcionado para os comunicadores carismáticos das dioceses de Camaçari e Alagoinhas na Bahia.

O encontro contou com a participação de Jardel Menezes, coordenador estadual do Ministério de Comunicação Social da RCC Bahia, que pela manhã palestrou sobre a cartilha do MCS, explicando como funciona o ministério, qu
al a sua missão e como implantá-lo nos grupos de oração. Momentos de louvor, oração, dinâmicas e entretenimento fizeram parte da programação do evento. 

À tarde, foram ministradas dicas de fotografia e de vídeo. Os comunicadores presentes aprenderam sobre composição fotográfica, uso do flash, enquadramento, e outras técnicas que ajudam na obtenção de uma boa fotografia, bem como a produção de vídeos, começando pela ideia daquilo que se quer filmar, ajustes do equipamento, e a produção do vídeo.

Os participantes ficaram muito contentes com tudo que aprenderam nesse fim de semana, e como um dia é muito pouco tempo para pôr em prática essas dicas de fotografia e vídeo, todos foram unânimes em achar que é preciso mais encontros para, além de avaliar a atuação do ministério nos grupos de oração, também a necessidade de se ter formação técnica, para aprender e dominar um pouco mais o uso dos meios de comunicação a serviço da evangelização.

Tiago Oliveira, coordenador diocesano do MCS em Camaçari, avaliou como positivo o encontro: “Foi excelente. Gratificante, reunir os irmãos que querem ser comunicação é um desafio constante, espero que tenhamos cada vez mais irmãos se ajuntando a nós.”, disse.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Reflexões para o Mês das Famílias


A Igreja no Brasil aproveita o mês de Agosto para dar enfoque às vocações. Além das vocações sacerdotais e religiosas, outro dos chamados que é refletido é o da família cristã, berço e célula básica da sociedade. Uma família que viva os preceitos do Evangelho e seja, no mundo atual, testemunho do amor de Deus.
A coordenação nacional do Ministério para as Famílias propõe uma série de reflexões para este mês. Baseadas no tema do Encontro Mundial das Famílias deste ano, “A família: o trabalho e a festa”, esses temas semanais poderão a ajudar na oração em família ou no próprio Grupo de Oração.
1ª semana: O Segredo de Nazaré
Lc 2,51-52
No povoado da Galileia, Jesus viveu o período mais longo de sua vida. Foi aí que Ele viveu trinta anos como filho numa família humana, formada por Maria e José, tempo que se tornou revelação do mistério da humildade de Nazaré. Na família de Nazaré, Jesus se fez um de nós, fazendo a experiência de ser humano.
O profundo mistério de Nazaré: Jesus, a Palavra de Deus em pessoa, habita-se na nossa humanidade. As palavras humanas, as relações familiares, a experiência da amizade e da conflitualidade, da saúde e da enfermidade, da alegria e do sofrimento tornaram-se linguagens que Jesus aprendeu para o anúncio da Palavra de Deus.
De onde vem, a não ser da família e do ambiente de Nazaré, as palavras de Jesus, as suas imagens, a sua capacidade de contemplar os campos? Como por exemplo: o camponês que semeia, a messe que floresce, a mulher que mistura a farinha, o pastor da ovelha perdida, o pai com os seus filhos.
Onde foi que Jesus aprendeu a sua surpreendente capacidade de narrar, imaginar, comparar e pregar na vida e com a vida? Não vêm elas porventura de sua vida em Nazaré?
Por isso que Nazaré é o lugar da humanidade e do silêncio. Como a semente que é lançada ao ventre da terra e morre para trazer como fruto o amor do próprio Deus, aliás, o rosto paterno de Deus. Este é o SEGREDO DE NAZARÉ.
Airton e Marli Silva
Coordenadores Nacionais do Ministério para as Famílias