terça-feira, 13 de setembro de 2016

A Renovação Carismática Católica da dioceses de Camaçari realiza o III Congresso Diocesano




Oração, pregação, louvor, adoração e muita alegria, foi o que marcou o III Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Camaçari, durante os três dias – 09, 10 e 11/09 – em que a família carismática Católica, se reuniu no Colégio Antônio Carlos Magalhães, na Cidade de Madre de Deus. O evento, recebeu cerca de 700 carismáticos de diversas paróquias e seus respectivos grupos de oração da diocese. O encontro que teve como tema: “Sede misericordiosos como Vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36) deu início na sexta-feira (09), com a celebração da Santa Missa, onde os servos foram preparados e enviados a servir, presidida pelo cônego Vilauba Alves, pároco da Paróquia Sagrada Família em Madre de Deus, que com muita alegria acolheu toda Renovação Carismática Católica da Diocese em sua paróquia, ainda em acolhimento o Conego entregou aos carismáticos a chave da Igreja, e em sua homilia ressaltou a importância de viver inteiramente cada momento e pediu que fossemos misericordiosos também após o evento.


 No seu segundo dia, o III Congresso iniciou com momento Mariano, seguido de animação com a presença de Teresinha Araújo coordenadora Estadual da RCC Bahia, que fez a primeira reflexão com tema: “Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. (Jo1,29b), em seguida   Lazaro Praxedes  membro do Núcleo Nacional da RCC Brasil fez a segunda reflexão do tema: “Tocados pelo Senhor” (cf. Mt 8,13). Ainda pela manhã a aconteceu a bênção das velas do Jubileu de Ouro da RCC, que foram entregues para cada coordenador de grupo de oração da Diocese de Camaçari. Momento onde tivemos a alegria de viver uma profunda experiência de fé e comunhão com a RCC no Brasil. Pois, ativou em nossos corações desejo de espalhar a chama de Pentecostes entre os grupos de oração, e nos prepararmos para o Jubileu de Ouro da RCC, ascendemos a vela Diocesana na chama do nosso estado, a qual foi recebida no Congresso Nacional da RCC. 


Já a tarde tivemos a terceira Reflexão onde lazaro refletiu o tema: Espirito santos, sopro de vida (cf. Ez 37,5) em seguida tivemos um momento teatral apresentado pelo ministério das Artes. O dia encerrou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo cônego Paulo Roberto, pároco na paroquia São Miguel de Cotegipe em Simões Filhos e assistente eclesiástico da RCC Camaçari, em sua homilia chamou atenção que durante a nossa longa caminhada não podemos perder o foco e o horizonte que é Jesus, não podemos viver uma fé relaxada que nos permita incorporar elementos ao longo do caminho que ao invés de nos levarmos para perto nos afasta para longe de Jesus.
   
“A cidade de Madre de Deus especificamente o Colégio Antônio Carlos Magalhães foi transformado num cenáculo, onde todos puderam experimentar uma nova efusão do Espírito Santo e com certeza aqueles que se abriram à graça de Deus colherá os frutos, pois Deus promete e cumpre, valeu a pena todo esforço feito pela graça de Deus” disse a Coordenadora diocesana Ângela Pereira que mesmo enferma se fez presente em todos os momentos.
No terceiro dia começando com o santo terço, tivemos uma apresentação teatral baseada na parábola do filho prodigo e logo em seguida a quarta reflexão realizada por Marizete Nascimento coordenadora da comissão Nacional de formação da RCC Brasil com o tema: “Sede Misericordioso como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). Foi uma manhã emocionante também para os pais, que puderam ver os seus filhos se apresentarem após ensaio no congressinho, as crianças deram um show. Foi uma manhã espetacular concluindo com a quinta reflexão Marizete falou para nós o tema: Grupo de Oração: Amor e Misericórdia de Deus em ação, finalizando a manhã com a adoração onde o Santíssimo, percorreu todos os cantos da quadra, sendo adorado   no meio do povo permitindo que todos estivessem ainda mais perto do Dele.

A tarde tivemos a Santa Missa, presidida por Dom João Carlos Petrine, Bispo Diocesano de Camaçari. Que em sua reflexão ressaltou que Deus   Pai todo poderoso tomou a decisão de ser misericordioso não mais como um profeta mais enviando o seu filho Jesus. E Jesus pouco a pouco foi mostrando o seu rosto de misericórdia. Com as suas ações, Cristo veio ao mundo para salvar com o seu abraço de misericórdia; Jesus é o Salvador que nos ajuda a viver uma vida humana já aqui na terra, precisamos de um banho de misericórdia convidando todos a conhecer Jesus, não bastando só palavras mais principalmente o testemunho.


Confira as fotos do III Congresso Diocesano da RCC Camaçari e deixe o seu  testemunho