1º dia #NovenaDePentecostes: O Espírito Santo no seio da Santíssima Trindade


Evangelho segundo Mateus, capítulo 3, versículos de 13 a 17, (ler diretamente na Bíblia).

Reflexão Catequética

Deus é um só, mas tem três modos de ser, de existir. Da única essência, da única natureza divina, participam três pessoas divinas. Essas pessoas são absolutamente iguais quanto à natureza, à essência, quanto à onipotência e à santidade, mas são distintas, pois que uma não é a outra e inclusive se manifestam conjuntamente a nós (no batismo deJesus, por exemplo). “Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho” (XI Concílio de Toledo, 675, DS 530).Além disso, podemos falar apropriadamente de diferentes missões divinas (processões) :uma é a missão do Filho, e outra é a missão do Espírito Santo- ainda que, sempre quandoage, Deus age trinitariamente.

A isso chamamos de Mistério da Santíssima Trindade. E mistério é sempre mistério; se o
compreendêssemos em totalidade, não seria mistério. Mas às vezes dá-se-nos a impressão
de que alguns mistérios são “mais misteriosos” que outros. Este da Santíssima Trindade,por exemplo. Realmente, não é nada fácil, dentro da lógica humana, aceitar, sem uma certa inquietude, a realidade de três pessoas num só Deus.As três pessoas divinas, por si, já são um mistério. Das três, porém, a mais “misteriosa” é,por assim dizer, a pessoa do Espírito Santo. Porque Ele não tem um rosto (como o Cristo),não tem uma imagem (como a que fazemos do Pai), não tem um “sinônimo” a que possamos nos agarrar.

De fato, o Espírito veio até nós de modo misterioso, sutil, “interior”. E não há nenhum mal em termos mais dificuldades em entendê-Lo. O que não podemos permitir é que, diante desta maior dificuldade em compreendê-Lo, acabemos por rejeitá-Lo a um segundo plano em nossa espiritualidade, deixando-O “de lado” em nossas orações, em nossa devoção, em
nosso relacionamento com a Trindade. Só ousamos falar desse mistério - coisa que jamais descobriríamos por nós mesmos - porque Deus tomou a iniciativa em revelá-lo a nós, e, pacientemente, através dos séculos, foi gradativamente partilhando conosco a Sua própria vida íntima e misteriosa. E se Deus se revelou em três pessoas, é porque é da vontade dEle que nós O conheçamos e O amemos em suas três maneiras de ser. Pois quanto mais o conhecermos, mais O amaremos e compreenderemos Seu plano amoroso e suas intenções para nossas vidas...

Oração 

A - Espírito Santo, que conduziste os profetas por desertos de areia ou pela amplidão dos
mares.
B- Sopra sobre nossos olhos, a fim de que, por toda parte, saibam ver a Trindade Santa.
A- Sopra sobre nossos lábios, a fim de que só digam e cantem a Verdade de que liberta.
B - Abre nossos corações à beleza do mundo, ao alegre esplendor das formas sensíveis
A- Para que todos os nossos encontros sejam sempre louvores a Deus e motivos de amor.
B-E todas as criaturas constituam oportunidades que nos levem ao Criador. Amém

CONSAGRAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO (Pe. Mário Salgueirinho)

Ó Espírito Santo, Divino Espírito de luz e de amor, eu vos consagro a minha inteligência, o meu coração e a minha vontade, todo o meu ser, no tempo e na eternidade.
Que a minha inteligência seja sempre dócil às vossas celestes inspirações e à doutrina da Santa Igreja Católica, de que sois guia infalível.
Que o meu coração seja sempre inflamado do amor de Deus e pelo próximo.
Que a minha vontade seja sempre conforme a vontade divina, e que toda a minha vida seja
uma imitação fiel da vida e das virtudes de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a quem,
com o Pai e convosco, sejam dadas honra e glória para sempre Amém.

Postagens mais visitadas deste blog

Um "Encontro comigo mesmo"

" O Senhor quer curar nossa humanidade "

Dia de São José Operário