8º dia #NovenaDePentecostes: A efusão do Espírito Santo


Leitura da Carta de Paulo aos Gálatas, capítulo 5, versículos de 16 a 23.

Reflexão Catequética

Por sua Páscoa, Jesus Cristo redimiu todo o gênero humano. Por Ele, todos os homens têm acesso à salvação. É fundamental, porém, que todos e cada homem - já salvos - assumam, explícita e pessoalmente, essa salvação. O mistério da salvação oferecido gratuitamente por Deus precisa ser aceito livremente por cada um de nós, como opção pessoal, em uma atitude de obediência de fé. “ Para que se preste essa fé, exigem-se gravação prévia e adjuvante de Deus e os auxílios internos do Espírito Santo, que move o coração e converte-o a Deus, abre os olhos da mente e dá ‘a todos suavidade no consentir e crer na verdade’. A fim de tornar sempre mais profunda a compreensão da Revelação, o mesmo Espírito Santo aperfeiçoa continuamente a fé por meio de Seus dons” (Constituição Dogmática Dei Verbum, n. 5). 

Ou seja, não se avança na percepção progressiva do mistério da salvação realizada por Jesus Cristo sem se deixar habitar em plenitude pelo Espírito Santo, sem experimentar continuamente de sua efusão admiravelmente manifestada, derramada, dada e comunicada em Pentecostes (cf. Catec; n. 731), mas prometida para estar conosco eternamente. “Tendo entrado uma vez por todas no santuário do céu, Jesus Cristo intercede sem cessar por nós como mediador que nos garante permanentemente a efusão do Espírito Santo.” (Catec., n. 667). O Espírito não cessa, pois, de levar continuamente as pessoas à experiência do Cristo vivo e ressuscitado, por meio de sua efusão. Crentes, descrentes, batizados só de nome, praticantes, santos e pecadores, são visitados por essa graça pascal (v. Catec., n.731), e dão um salto qualitativo na fé, que vai de um não conhecimento, de um conhecimento insuficiente, de um conhecimento estribado na cultura e na razão, apenas, a um conhecimento experiencial, que aguça a fé e sacia a sede e que envolve todo nosso ser e proporciona a todos uma progressiva tomada de consciência a respeito do real significado dos sacramentos da iniciação cristã, do que significa ser cristão, ser salvo, ser Igreja... 

não precisamos ficar esperando que, aleatoriamente, uma hora aconteça conosco. Ou, se já aconteceu, achar que foi o suficiente. Jesus nos garante permanentemente a efusão do Espírito Santo, como vimos. Quem tiver sede, vá a Ele e beba (Jo 7, 37-39), mais e mais. Se o nosso pecado, se a nossa tibieza, se a nossa pequena fé nos esmorecem, anchemo nos do Espírito (cf. Ef 5, 12)! Agora isso é possível. É possível oferecermos ao Espírito mais e mais espaço em nossa vida para que Ele a replene com sua plenitude. Ele, que já está em nós, pode manifestar-se, aqui e agora, segundo a Sua vontade e nossa abertura à Sua ação...

É até quando vamos ter necessidade da Efusão do Espírito? Até atingirmos a santidade!!! Isso mesmo, pois, “... se o batismo é um verdadeiro ingresso na santidade de Deus mediante a inserção em Cristo e a habitação de seu Espírito, seria um contra-senso contentar-se com uma vida medíocre pautada por uma ética minimalista e uma religiosidade superficial. Perguntar a um catecúmeno: ‘Queres receber o Batismo?’ significa ao mesmo tempo pedir-lhe: ‘Queres fazer-te santo?’ (Novo Millennio Ineunte, 31). Em março de 2002, falando aos membros de uma delegação da “Renovação no Espírito Santo”, na Itália, o papa João Paulo II afirmou: “A Igreja e o mundo têm necessidade de santos, e nós somos tanto mais santos quanto mais deixamos que o Espírito Santo nos configure com Cristo.”

Eis o segredo da experiência regeneradora da ‘efusão do Espírito’, experiência típica que caracteriza o caminho de crescimento proposto pelos menbros dos vossos Grupos e das vossas Comunidades” (L’Osservatore Romano, 30/03/2002). E mais recentemente - 23 de maio de 2004 -, aos convidar os Movimentos Apostólicos a participar da Vigília de Pentecostes, dava o motivo de seu convite: “...para invocar sobre nós e sobre toda a Igreja
uma abundante efusão dos sons do Espírito Santo”... Que tal manifestarmos a Deus, hoje -quem sabe pela primeira vez, ou, talvez, uma vez mais - a nossa sede e a nossa vontade de receber mais e mais da efusão do Espírito?

Associemo-nos a Maria – “aquela que, embora já tendo experimentado a plenitude do Espírito na encarnação do Verbo (gratia plena), obedeceu à instrução do Filho e também colocou-se à espera do cumprimento da promessa do dom do Espírito”. “E todos ficaram
cheios do Espírito...” (cf. At 2,4). Peçamos, com João Paulo II, a intercessão dela: “ Ó Virgem Santíssima, mãe de Cristo e da Igreja [...] Tu que estivestes no Cenáculo com os apóstolos em oração, à espera da vinda do Espírito de Pentecostes, invoca a Sua renovada efusão sobre todos os fiéis leigos, homens e mulheres, para que correspondam plenamente à sua vocação e missão, como ramos da ‘verdadeira videira’, chamados a dar ‘muitos frutos’ para a vida do mundo” (Christifideles Laici, n. 64).

Oração para pedir o Batismo no Espírito Santo

T- Senhor Jesus, vivo, ressuscitado, Vós recebestes o Espírito Santo em plenitude para
comunicá-Lo a todos os que crêem em Vós de todo o coração. Eu creio em Vós, Jesus! De
todo o coração! Com toda a alegria e ação de graças!
Jesus, desejo vivamente viver minha vida cristã em plenitude e santidade. Mas, para assim
vivê-la, eu preciso da ação vigorosa do Vosso Espírito Santo.
Jesus, já me deste o Espírito Santo no dia do meu batismo e O confirmaste em mim pelo
sacramento da crisma. Mas peço-Vos que hoje O libereis em todo o meu ser, para que eu
fique cheio, encharcado, plenificado dEle.
Jesus, um dia dissestes: “Sereis batizados no Espírito Santo.” Batizai-me, agora, Jesus,
conforme a Vossa promessa! Mergulhai-me no oceano do amor e da santidade do Espírito
Santo, para que eu fique plenificado por Sua presença e por Sua ação vigorosa e
santificadora!
Jesus, liberai em mim o Vosso Santo Espírito, de tal modo que Ele se aproprie de mim, de
todo o meu ser: do meu espírito, do meu psiquismo, das minhas faculdades mentais e
emocionais e do meu físico, convertendo-me, libertando-me, transformando-me, curando me
e santificando-me de tal forma, que eu possa ser uma nova criatura, para viver uma vida
nova, em comunhão de amor com o meu Deus e com os meus irmãos.
Jesus, batizai-me no Espírito Santo! Que eu possa experimentar vivamente Sua presença e
Sua santidade em minha vida, todos os dias! Jesus, que Vosso Espírito Santo desabroche
em mim os setes dons infusos! Jesus, que o Espírito de amor gere em mim os Seus nove frutos de santidade! Jesus, que o Espírito Santo se manifeste em mim com Seus carismas,
para que eu possa servir muito mais e melhor aos meus irmãos!
Batizai-me, Senhor Jesus, no Vosso Santo Espírito!
Jesus, creio vivamente que Vós fareis acontecer em mim essa graça bendita. Porque creio,
agradeço. Sim, Jesus, agradeço de todo o coração por tão grande graça. Desejo
corresponder ao amor e à ação do Vosso Espírito Santo, com toda a atenção e dedicação.
Obrigado, Jesus.

Postagens mais visitadas deste blog

Um "Encontro comigo mesmo"

" O Senhor quer curar nossa humanidade "

Dia de São José Operário